4 de julho de 2017


Resenha: Lavínia e a árvore dos tempos

19


Olá, queridos leitores!
Demorei para trazer uma nova resenha devido a época de provas pela qual eu passei.
Mas aqui estou eu com mais uma resenha de um livro nacional.
E a bola da vez é da Lavínia e a árvore dos tempos.
Do autor nacional Lucinei M. Campos.
Espero que gostem.

Sinopse:

Lavínia é uma menina de 9, quase 10 anos, um pouquinho diferente das outras de sua idade. Sem amigos na escola, sem um contato maior com seus pais, leva uma vida muito solitária para alguém tão pequeno. 
Seu único amigo, Leo, é quem divide com ela os anseios e questionamentos de sua infância, suas arquitetadas fugas dos Valentões e Marrentinhas que a perseguem na escola. Tudo muda quando recebe de presente uma fada, chamado Lorivaldo e que odeia seres humanos. 
Juntos, vão descobrir a magia escondida no mundo e os segredos da Árvore dos Tempos.

Minhas impressões:

De cara, podemos dizer que Lavínia é um livro infantil. É verdade, mas não podemos nos enganar, o livro tem uma escrita tão leve e prazerosa de ler  que, acho que não é tão infantil assim.
Lavínia é uma menina de 9, quase 10 anos, que sofre bullying na escola dos seus colegas de turma: valentões, marrentinhas, esportistas, nerds... ate aí, tudo bem. Toda escola tem suas panelinhas.
Mas alguns desses grupos perseguem a menina Lavínia. O que faz com que ela tente se esconder o tempo todo.
Lavínia tem apenas um amigo, Leo, que mora ao lado da sua casa. Fazem tudo juntos.
Em uma noite, Lavínia conhece Lorivaldo, que vai ser a sua fada por um ano. Lorivaldo foi julgado pelo "clã" todo poderoso das fadas, e essa foi a sua sentença(mesmo sabendo que ele detestava humanos). Enfim, a missão de Lorivaldo é tomar conta de Lavínia porque o nome dela apareceu na árvore dos tempos, e a menina é uma das pessoas que irá fazer uma grande diferença no mundo deles.
Após esse fato, Lavínia passa a correr grande perigo, conhece diversos personagens da nossa cultura e de outras também: curupira, titãs, goblins...
Eles passam por bastante coisas juntos, o que de certa forma foi bom para Lavínia por não ter nada de interessante acontecendo na sua vida, até o momento em que conheceu Lorivaldo, que mesmo sendo mau humorado, se tornou um amigo.
Enfim, indico essa leitura para quem está a procura de uma coisa mais leve, que fuja um pouco da zona de conforto.

19 comentários:

Fernanda disse... [Responder comentário]

Ola
Eu não conhecia esse título, mas já chamou a minha atenção por ser uma obra nacional. Adoro livros infantis, por isso é outro ponto que me interessa, seja por leitura própria ou para sobrinhos, que amam a leitura também. Achei legal que em meio a essa premissa leve, entra a abordagem do bullying.
beijos, F

Carol Mendes disse... [Responder comentário]

Eu não ligo do livro ser infantil, pois eles sempre carregam mensagens que valem pra adultos também, como por exemplo O pequeno príncipe e Sete minutos depois da meia-noite, e esse, que parece ter ação e aventura parece ser bem bacana, e como você disse é bem leve, e tô precisando de leituras leves no momento, então sua dica veio numa boa hora.

Virando Amor

Daniel Igor disse... [Responder comentário]

Boa tarde!
Achei a premissa super fofa e criativa. A leitura parece ser super divertida e, como você disse, leve, com alguns bons ensinamentos e aventuras.
Infelizmente não é o que procuro no momento, mas com certeza devo conferir o livro no futuro.
Abraços.

Livroterapias

Delmara Silva disse... [Responder comentário]

Oi
Realmente a primeira vista o livro parece ser incontestavelmente infantil, mas conforme fui lendo sua resenha entendi o que você quis dizer. Os temas abordados são bem atuais e ganham um apelo considerável por se tratar de uma criança, adoraria saber muito mais da história e descobrir as aventuras que a garotinha viveu enquanto era protegida por sua fada Lourivaldo.

Beijos!

Aninha Goulart disse... [Responder comentário]

Oiiii,

Eu já tinha lido algo sobre o livro e achei uma proposta bem interessante, principalmente por trabalhar a questão da fantasia que é importante para as crianças e também o isolamento que o bullying pode causar. Adorei a dica e vou adquirir na primeira oportunidade.

Beijinhos...
http://www.paraisoliterario.com/

Vanessa Santos disse... [Responder comentário]

Interessante... Com certeza uma literatura infantil, mas como vc disse não podemos desmerecer este tipo de leitura que também pode ser muito relevante para nós adultos também. O tema abordado Bullying é algo que realmente e infelizmente acontece e a forma que isso atinge as crianças pode afetá-las para o resto da vida, é bem complicado e com certeza é algo relevante a se abordar. Fora toda a leveza da fantasia que o livro possui, eu adorei me parece uma boa leitura. Valeu a indicação beijos.

Unknown disse... [Responder comentário]

Oi.
Que enredo mais fofo. Desculpa, bao encontrei palavra melhor.
Eu li recentemente foxcraft: a magia da roposa, parece que a proposta é parecida com a desse livro.
Gostei bastante da dica, principalmente pelo autor ser nacional e aparecerem vários elementos do folclere brasileiro, e também por se tratar se uma trama mais leve.
Beijos

Unknown disse... [Responder comentário]

Olá!
Nossa você foi bastante direta em sua resenha hahaha, mas ficou legal, sem enrolada, só senti um pouco de falta do seu ponto de vista, deixar mais explícito!
Quanto a história não leio livros infantis ou com magia e tal, mas para quem gosta é uma boa escolha!

Abraços,

Dicas Literárias

Bru Costabeber disse... [Responder comentário]

Olá!
Já ouvi muito sobre esse livro e tenho ele na lista há bastante tempo. Gosto muito de obras infanto-juvenis mais leves e prevejo que Lavínia passará por muitas aventuras que me encantarão.
Claro que vou anotar a dica, aliás, vou confirmá-la rs.
Beijos,
Um Oceano de Histórias

Garotas Devorando Livros disse... [Responder comentário]

Olá!

Gostei da premissa, livros precisam ensinar, instruir e construir um novo futuro muito mais brilhante e principalmente livros infantis. Eu vou guardar o nome desse livro para quando meu sobrinho já tiver entendendo um pouco para ler para ele. Obrigada pela dica.

Beijos e Sucesso!!

Nay Sartor disse... [Responder comentário]

Oie! Tudo bem?

Acho a capa desse livro muito fofa! Já li outras resenhas sobre a obra, mas infelizmente ela não desperta meu interesse, mas fico feliz que tenha gostado da leitura, com certeza quem curtiu a indicação irá gostar da leitura também!

BJss

Gabrielly Marques disse... [Responder comentário]

Oii, tudo bem? Eu não conhecia esse livro! Achei a premissa muito legal e fiquei curiosa, especialmente por envolver fadas <3 Eu adoro livros infantis, principalmente quando carregados de mensagens importantes, e esse me pareceu uma ótima indicação. Irei anotar :)

Beijos!

Livros & Tal disse... [Responder comentário]

Olá!!
Nossa não sou uma pessoa que gosta de ler livros infantis atualmente, uma idiotice da minha parte, eu sei, mas achei bem interessante e instigante a história desse livro... me arriscaria com certeza haha
O fato da fada vim e tudo mais me arremeteu um pouco para o livro da Thalita Rebouças, mas pelo resto da resenha pude perceber que de fato nao tem nada a ver haha

beijos
Livros & Tal

Tamires Marins disse... [Responder comentário]

Eu tive a oportunidade de conhecer o autor em um dos eventos que fui e ele é uma figura, muito divertido! Eu não leria o livro por conta do gênero, mas morro de vontade de comprar pro meu sobrinho, acho que ele iria gostar.

Beijos

Bruna Eduarda disse... [Responder comentário]

Olá!
Eu não conhecia a autora e nem a sua obra, mas acho que isso se deva ao fato de que não é o meu tipo de leitura. Realmente não leio livro infantis, mas é como você disse né, indica para quem quer fugir da zona de conforto, o que se adepta muito a mim haha. Enfim, adorei a sua resenha e obrigada pela dica ♥
Um beijo

Unknown disse... [Responder comentário]

Hey!
Esse livro é um amor, é muito mais que uma simples história infantil... Li ela recentemente e me apaixonei por cada personagem, sei que tem mais 2 livros depois deste (o terceiro foi terminado recentemente) e não vejo a hora de poder lê-los.
Beijos.

Amanda Colares disse... [Responder comentário]

Ahh que gracinhaa!!
Esse livro me pareceu uma forma bem leve de tratar sobre o bullying, diferente de todos os outros tão pesados que temos visto por aí...
Gostei!!
Um beijo

www.asmeninasqueleemlivros.com

Leituras Compartilhadas disse... [Responder comentário]

Eu gosto muito de ler obras infantis, pois as que são bem escritas revelam-se ótimas leituras para os adultos também. Apesar disso, faz algum tempo que não leio nada do tipo. Essa parece ser uma narrativa muito fofa, embora aborde um tema relativamente pesado. É pesado mas de fundamental discussão em nossa sociedade.

Tatiana

Lucinei M. Campos disse... [Responder comentário]

Olá! Adorei poder saber o que achou da minha menina! Beijos e parabéns!