26 de março de 2010


Agatha Chistie

0

Um dia, pesquisando na net, descobri uma autora de romances policiais, chamada Agatha Christie.
E hoje, quem não a conhece?
Me interessei pelo assunto dos livros dela, e fui pegar emprestado na biblioteca algum livro dela.
E acabei pegando:
-Convite para um homícidio.
O bom dos livros policiais, é que o criminoso acaba sendo a pessoa que menos esperamos.
E foi o que aconteceu comigo!
A história de um convite para um homicídio, é que certa manhã aparece um anúncio no jornal convidando os habitantes da cidade para um homícidio na mansão de
Little Paddock, naquela noite.
E as pessoas que aparecem por lá, inventando uma desculpa aparecem por lá e acham que vai ter aquela brincadeira que nós chamamos de Detetive.
Exatamente na hora marcada, as luzes se apagam, e um homícidio acontece. E por pouco, outro não acontece ao mesmo tempo.
Estupefata ao deparar-se com o estranho anúncio nas paginas do jornal semanário Chipping Cleghorn Gazette, no qual convidava a todos para um homicídio, anunciando data, local e hora em que o fato iria acontecer. Convoca a presença de todos os amigos da família. Na hora indicada, na presença de todos os presentes as luzes se apagam e acontece de fato o homicídio anunciado. Aparentemente o crime parecia de fácil solução, mas no transcorrer das investigações A história se passa no vilarejo de Chipping Cleghorn, Inglaterra. A população de cidade fica fatos surpreendentes acontecem provocando novos homicídios, transformando a trama numa fantástica aventura policial. No transcorrer das investigações todas as pessoas presentes passam a suspeitar umas das outras. Na trama surge à figura de um policial, sargento Fletcher, encarregado de solucionar o crime e de uma velhinha chamada Miss Marple, conhecida como tia Jane figuras importantíssimas para a solução do mistério.

Charlotte, a irmã de Letitia Blacklock, é a grande protagonista da história.Os fatos acontecem dentro da sua casa; mulher extremamente inteligente, tem o poder de surpreender a todos, inclusive os amigos íntimos.
Ela assume a identidade da irmã Letitia Blacklock, morta por uma enfermidade, e, ao ser descoberta por alguém que a conhecia de outros tempos, planeja o assassinato fingindo ser ela o alvo da tentativa do homicídio, ferindo-se voluntariamente na orelha o que a exclui da suspeitas policiais. Entre as mortes praticadas estava a da sua melhor amiga de infância Dora. Por fim, Charllote é desmascarada e presa. se passa no vilarejo de Chipping Cleghorn, Inglaterra. A população de cidade fica estupefata ao deparar-se com o estranho anúncio nas paginas do jornal semanário Chipping Cleghorn Gazette, no qual convidava a todos para um homicídio, anunciando data, local e hora em que o fato iria acontecer. Convoca a presença de todos os amigos da família. Na hora indicada, na presença de todos os presentes as luzes se apagam e acontece de fato o homicídio anunciado. Aparentemente o crime parecia de fácil solução, mas no transcorrer das investigações fatos surpreendentes acontecem levando a outros homicídios, transformando a trama numa fantástica aventura policial. No transcorrer das investigações todas as pessoas presentes passam a suspeitar umas das outras.
Na trama surge à figura de um policial, sargento Fletcher, encarregado de solucionar o crime e de uma velhinha chamada Miss Marple, conhecida como tia Jane, figuras importantíssimas para a solução do mistério.
Charlotte, irmã de Letitia Blacklock é a grande protagonista da história. Os fatos acontecem dentro da sua casa; mulher extremamente inteligente tem o poder de surpreender a todos, inclusive os amigos íntimos.
Ela assume a identidade da irmã Letitia Blacklock, morta por uma enfermidade, e, ao ser descoberta por alguém que a conhecia de outros tempos planeja o assassinato, fingindo ser ela o alvo da tentativa do homicídio, ferindo-se voluntariamente na orelha o que a exclui das suspeitas policiais. Entre as vítimas estava a sua melhor amiga de infância, Dora. Por fim, Charllote é desmascarada e presa.

Outro livro que li da Agatha Christie, foi A Mansão Hollow.

Num fim de semana organizado pela dona da mansão Hollow, Lady Lucy Angkatell, Hercule Poirot é um dos convidados para almoçar. Quando chega à mansão, Poirot depara com uma cena curiosa. O jovem Dr. John Christow está deitado, com a cabeça numa poça de sangue, ao lado da piscina e, próximo dele, encontra-se a sua tímida mulher, com uma arma na mão. O detective pensa tratar-se de uma representação com que pretendem comemorar a sua presença, mas apercebe-se rapidamente de que, afinal, aquela cena é bem real. As pistas parecem apontar para Gerda, a mulher de John, que teria descoberto a traição do marido e o teria matado por ciúmes. Mas, afinal de contas, nem tudo é o que parece. A arma na mão de Gerda não é a que matou o marido e este, ao morrer, murmurou o nome Henrietta, sua amante, e fica-se também a saber que uma ex-namorada da vítima, Verónica, ameaçara vingar-se quando ele desprezou as suas propostas. E, curiosamente, descobre-se que Lady Angkatell escondera uma arma, no cesto dos ovos, na altura do crime.
Mas isso, são apenas formas para enganar o detetive, levando-o a uma grande descoberta, mass no final, não levar a lugar nenhum.
E isso tudo, apenas para acobertar o real suspeito, que na verdade, é a Gerda, esposa do
Dr. John Christow. Que todos achavam que não era tão inteligente, como aparentava ser.
E na hora da morte de John, ele apenas falou o nome de Henrietta, porque queria que ela protegesse Gerda de toda a culpa.
E no final, Gerda ainda tenta matar Henrietta, por achar que ela é perigosa por saber que é a única que sabe do culpado, colocando alguma coisa em sua bebida.
Mas, por sorte, o detetive chega, e faz com que Gerda coloque as bebidas na bandeija, e ela que acaba bebendo e morrendo.

Espero que se gostarem, leiam os livros de Agatha Christie, e depois me contem se o que acharam!


0 comentários: