21 de setembro de 2010


Mino de Oliveira

0


Hoje falarei um pouco sobre um novo autor: Mino de Oliveira.
Acho que muitos já conhecem o seu trabalho: Realizo, logo sou!". Então espero que gostem!

Biografia:

Mino de Oliveira, filósofo, diretor, ator, produtor cultural de espetáculos e ambientalista. Atual presidente da “Associação SOS ÁGUA E VIDA”, autor do livro “REALIZO, LOGO SOU (Filosofia, humor & Psicologia aplicada), Diretor e produtor do Curta metragem “Sexo, Tempo e Dinheiro” (DVD-10 minutos, parceria com a TV. Cultura) – 2009.

O autor possui várias premiações na área cultural, das quais se destacam: Prêmio estímulo da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo com “MOMENTOS DECISIVOS DA INCONFIDÊNCIA MINEIRA” – 1982 (Curta Metragem 35 mm).

Prêmio APETESP pelo espetáculo teatral infantil “DRACULINHA – VIDA ACIDENTADA DE UM VAMPIRINHO” – Produtor.

Prêmio de Artes Plásticas da secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (1997) com a exposição fotográfica “MAZZAROPI - UMA CÂMERA NO CORAÇÃO”.

Foi empresário e produtor dos maiores humoristas brasileiros.

Há mais de 30 anos atuando no setor cultural.

Atualmente, Mino de Oliveira coloca à disposição das Secretarias de Cultura, empresas, Universidades, Ensino médio, produtores culturais e produtores de eventos, o Stand Up “Homo bossalis”.

(Stand Up Multimídia, Comportamental que busca estimular a reflexão positiva do desenvolvimento humano).


Sinopse do livro "Realizo, logo sou!":


Hoje, 98% da população do planeta, trabalha fazendo o que não gosta para sobreviver.

Está ficando cada vez mais difícil olhar ao redor e sentir algum tipo de satisfação.

E eu não estou me referindo apenas ao tipo de satisfação que nos motiva a sorrir diante de um acontecimento aparentemente bom. Não é aquele negócio de se ver bem colocado na profissão ou se sentir equilibrado numa relação amorosa ou ainda bem acompanhado por amigos nem sempre fiéis.

Eu me refiro àquela sensação estranha e angustiante que nos acomete quando olhamos para nós mesmos e vemos – além das obviedades mundanas – um hiato monstruoso entre o ser e o ter.

Porque sabemos que para “ser” é necessário que “realizemos”.

Realização... Acredito que poucos podem afirmar com certeza que tiveram essa vivência extraordinária. Apenas aqueles que acordaram desse sonho quimérico que um gênio, dia desses, batizou como “mundo de Matrix”.

O mundo está cada vez mais egoísta.

E é nesse egoísmo que estamos mergulhando sem nos dar conta que não é assim que atingiremos nosso nirvana pessoal.

REALIZO... LOGO SOU prima em escancarar a realidade, expondo de maneira visceral os nossos vícios cotidianos e nossos “pecados” universais.

Porque “REALIZAR” é o único caminho que temos para “SER”.

É difícil de ler. Percorrer suas linhas nos obriga a encarar uma verdade que queremos oculta. Rasga nosso peito e penetra nele como ferro ardente. Mas também abre nossos olhos.

E abre nosso coração.

Este é um testemunho. Palavras de alguém que viu seu mundo sendo transformado à medida que compreendia uma verdade para a qual mantinha os olhos fechados.

Ler “REALIZO, LOGO SOU”, é uma obrigação. Para todos.

Inclusive para aqueles que ainda preferem continuar mergulhados na escuridão de sua existência pífia...


Questionando a sociedade atual:


Mino: “Existe uma sensação estranha e angustiante que nos acomete quando olhamos para nós mesmos e vemos – além das obviedades mundanas – um hiato monstruoso entre o ser e o ter”

Mino de Oliveira (minodeoliveira@sosaguaevida.org.br) é um ser humano bastante interessante. Depois de viver como um produtor cultural de bastante sucesso, ganhar muito dinheiro e viver com muito luxo, se sentia incompleto, infeliz. “Era a síndrome do vazio interior. Sinais disso eram os três maços de cigarros que fumava por dia e a necessidade de tomar lexotan para dormir. Então, eu decidi largar tudo e buscar outros caminhos. Depois de um duro processo de mudança de rotina, durante o qual cada minuto era uma nova incerteza e uma lição a mais, tornei-me um homem bem humorado, despreocupado com posses e com o julgamento alheio, e livre das amarras sociais impostas”, conta ele.

Depois disso, escreveu “Realizo, Logo Sou”, um livro onde ele convida o leitor a questionar seu modo de vida e a promover mudanças, mencionando como exemplo a sua própria experiência na busca da realização pessoal através da identificação de seus mais íntimos anseios e sentimentos. Mesmo que isso tenha levado a ele a abandonar as situações sociais e profissionais aparentemente confortáveis. “Quero instigar o leitor a avaliar seu grau de satisfação com a vida e a libertar-se de tudo o que o desvia da sua realização como ser humano. Quero questionar o modelo de existência que aprendemos desde o berço que, segundo o autor, nos leva a perseguir diuturnamente sexo, tempo e dinheiro; esquecendo as vocações mais íntimas e distanciando-nos da nossa realização pessoal”, diz.

Assim, Mino criou alguns termos ou filosofias que ele acha importantes:

  • Normose – é o politicamente correto, aceito automaticamente, que ninguém questiona.
  • Homo-bossalis – é o ser humano típico atual, que usou toda a sua inteligência para criar o caos em que vivemos hoje, com muita violência, fome, desigualdade e desequilíbrio ambiental.
  • Síndrome do vazio interior – é a sensação de que ainda não se chegou à felicidade, por mais que se tenha dinheiro, status, conforto, etc. “Quase todo mundo sofre disso e não sabe”.

“Hoje, 98% da população do planeta trabalha fazendo o que não gosta, para sobreviver, e adquire sintomas de um denominado novo mal do século: a Síndrome do Vazio Interior, caracterizado por apatia, mau humor, desânimo, estresse, angústia, depressão, insegurança, agressividade, pânico, etc., que acomete o homem moderno, engajado nessa luta entre o ter e o ser”, finaliza.




0 comentários: