30 de novembro de 2009


Saudade e sofrimento

1

Outro dia lendo o jornal Estado De Minas, me indentifiquei muito com a coluna do Antônio Roberto o dia 29 de novembro, um domingo.
Ela respondia a pergunta de uma leitora, e falava sobre saudade, lembrança.
E hoje em dia, sinto tanta falta da minha infância, das pessoas, dos lugares...
E decidi compartilhar um pouco disso.
"Fale um pouco sobre saudade, um sentimento que me traz muito sofrimento. Sinto saudade de tudo: lugares, pessoas, momentos. Ás vezes, chego a chorar de saudade. Por que isso ocorre? Como superar?"

Pietra, de Belo Horizonte

Quando a leitora Pietra diz que sente sudade de tudo- lugares, pessoas, momentos- na verdade só temos saudade de uma única coisa: da alegria que sentiamos com aquela pessoa, naquele lugar, naquele momento.
E se a saudade é sempre da alegria, podemos tê-la no momento presente com outras pessoas, em outros lugares ou em outros momentos. A saudade é uma forma de adiar o trabalho constante e diário de ser feliz. É sonhar em vez de viver. O que agravava é que fomos treinados para sentir saudade, como algo positivo e bom.Há alguns anos quando fazia o curso de direito, nossa turma foi visitar o Instituto Médico Legal e lá passamos umas quatro horas. Lembro-me de que saí de lá impressionado e com uma pergunta na cabeça: qual a diferença entre uma pessoa morta e uma viva? E fui enumerando mentalmente: a pessoa viva respira, tem sangue correndo nas veias, o coração batendo, anda, chora, ri, conversa etc. E pela primeira vez tive a conciência de que tudo isso ocorre no presente e, então só se pode viver agora. Nosso corpo não conhece passado nem futuro. Só conhece o momento atual. Estar presente é tudo. É verdade que nosso pensamentopode visitar o ontem e o amanhã e que nessas viagens pode nos trazer lembranças dolorosas e preocupantes, provocando sentimentos ruins, mas a vida continua inexoravelmente aqui e agora. Se você não estiver consciente do momento presente, não estaráfluindo de maneira plena.
A saudade é uma dor provocada pelos pensamentos de coisas, fatos, pessoas do passado. Mas a saudade não é uma coisa boa, prova de amor? Todo sentimento que nos faz sofrer é adoecido. Pensar no passado com alegria nãi é saidade, é apenas lembrança. O que caracteriza a saudade é a dor profunda de saber que algo passou e não volta mais. A nostalgia dos tempos que se foram e o saudosismo são sentimentos de quem está parado no tempo, tentando viver de pensamento. Há uma relação direta entre esses sentimentos e uma atitude de acomodação e depressão e a sensação de estar velho. A memória é um dom maravilhoso e que nos facilita a vida. E é um desastre quando usada para nos despertar emoções que nos fazem sofrer. A mágoa e a culpa são companheiras da saudade, enquanto memória do que já passou.
A saudade é uma tentativa inútil de parar o fluxo da vida com seus riscos, suas dificuldades, mas também com suas oportunidades. Os momentos em que temos mais saudade são queles em que nos sentimos desanimados, desgastados e cansados. Quando somos pessimistas em relação ao futuro, ansiamos pela volta ao passado numa ilusão de que anteriormente as coisas eram melhores. A saudade éuma forma de arrependimento. "Eu era feliz e nãp sabia."Podemos lamentar, queixar, chorar, perdendo nosso tempo e nossa vida com saudade, mas nada voltará. O nosso lar é neste lugar e neste momento. O presente é o palco da nossa atuação. Ele existe para agirmos, fazermos, crescermos, vivermos. O passado é apenas "um pensamento". Tudo o que ocorreu no passado, doloroso ou prazeroso, é apenas "memória". Só no presente momento podemos ser livres e agir. A maior homenagem que prestamos aos nossos mortos não é perpetuar a dor de sua perda, mas viver uma vida alegre e feliz.
Existem dois tipos de sofrimento em nossa vida. Distingui-los é o sinal de sabedoria da vida. Há o sofrimento real, no momento de uma perda, de uma doença, de uma separação, por exemplo. E há o sofrimento criado pelo pensamento. A saudade é um deles.
Limpar nossos corações de todo o lixo(o que não serve mais) do passado é abri-lo para novas pessoas, novas experiências, novas oportunidades. A vida é para ser vivida e não para ser pensada. A vida é agora, depois não dá mais. Se insistirmos no retrovisor, vamos virar estátuas de sal.




1 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Muito bom. Sofro muito lembrando a vida de conto de fadas que tinha e que não volta mais. Entretanto, eu era feliz e sabia perfeitamente. E hoje, mesmo com a minha família constituida, mulher e 2 filhos maravilhosos, bom emprego,... faria tudo pra viver o que vivi. Voltar pra minha cidade (Rio), reunir minha família com meus avós que se foram, ter minha mãe com saúde, reunir o pessoal do meu predio, Ouvir aquelas musicas maravilhosas dos anos 80, o futebol de 30 anos atrás, ir no shopping Rio sul naquelas lojas que não existem mais... Ai ai, é muito sofrimento. Que Deus me ajude!